Neste quarto encontro, os alunos realizaram a leitura do apólogo “A enxada e a caneta”, do blog da Marijane, que trata do dilema da valorização de profissões em detrimento de outras. Além da discussão temática, também foi realizada uma explanação sobre o gênero em questão, o apólogo.
Click abaixo e confira o apólogo utilizado na aula:
Após esse primeiro momento, os alunos ouviram a reprodução das músicas em vídeo
“o pobre e o rico”, de Caju e Castanha, abordando as diferenças entre as classes e a música “Plaquê de 100”, de MC Guimê, que mostra a idealização social atual de “poder”. Após a reprodução os alunos foram questionados sobre a sociedade e a relação "ostentação" e "poder". Através disso, uma discussão foi gerada acerca dos valores estéticos que são atrelados ao poder, onde uma pessoa é considerada mais bonita se usa esses elementos ligados à ostentação.
Confira abaixo os vídeos das músicas trabalhadas:
O POBRE E O RICO - CAJU E CASTANHA
PLAQUÊ DE 100 - MC GUIMÊ
Para finalizar a aula, os alunos foram divididos em grupo e produziram cartazes sobre o combate à desigualdade social.
CONFIRA ABAIXO OS CLICK DA PRODUÇÃO E OS CARTAZES FINALIZADOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário