Nosso encontro começou com uma dinâmica, não só para introduzir a nova subtemática, mas também para revisar as discussões anteriores.





A brincadeira era a seguinte: colocamos dentro dos balões colados no quadro pedacinhos de papel, em cada um havia palavras chave sobre as temáticas trabalhadas até agora. O objetivo era que os alunos fizessem comentários sobre crime, educação, família, liberdade, e outros temas que foram estudados. Os comentários fizeram uma progressão até conseguirmos chegar a nossa subtemática atual Redução da maioridade penal, o aluno que estourou o balão com essa palavra deu seu posicionamento sobre o tema e em seguida, pedimos a toda a turma que opinassem também.
Para fundamentar nossa discussão lemos o texto Sobre a maioridade penal como uma forma de entender o que a lei diz sobre o tema e como surgiu essa lei. Para dialogar com esse texto discutimos o artigo de opinião A banalização da vida, de Lya Luft no qual a autora mostra seu posicionamento a favor da redução.

Como estamos trabalhando com artigo de opinião, explicamos sobre os tipos de argumentos que podem fundamentar e defender adequadamente nossa opinião.
Para encerrar, entregamos uma atividade/simulado sobre os tipos de argumentos que foram estudados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário