sexta-feira, 18 de novembro de 2016




3º Encontro: O Cordel é estrangeiro, mas o folheto é brasileiro!

A partir desse encontro começaram as sub-temáticas, nessa refletimos um pouco sobre as diferenças entre o cordel e o folheto.

Nesse encontro fizemos um link com a ultima aula mostrando um vídeo sobre a história de Leandro Gomes de Barros, com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre a história do precursor dos folhetos impressos. Para isso  exibimos dois vídeos: "conheça Leandro Gomes de Barros o pai do cordel no Brasil" que foi exibido no Globo Rural em 20/01/2011" e "Sexagenário do poeta Leandro Gomes de Barros, ambos exibem entrevistas a cerca da vida e obra do poeta.


Exibição de vídeo
Em seguida para contextualizar a obra do cordelista lemos "O cavalo que defecava dinheiro" seguida de uma discussão a respeito do folheto e sua relação com o filme "O Auto da compadecida", que foi inspirado no livro do mesmo nome de Ariano Suassuna.
Logo após, foi feito uma discussão sobre a cultura e a sua relação com o folheto, e como surgiu o gênero e a confusão que existe entre ele e o cordel.
Fizemos ainda um estudo detalhado do gênero, para mostrar aos alunos a estrutura  do folheto.
Para finalizar dividimos a turma em quatro grupos para que montassem quatro quebra-cabeças. com o intuito de fazer um link entre os folhetos lidos e o filme que assistiríamos na aula seguinte.

Grupo 1
Grupo 2

Grupo 3

Grupo 4
E, assim encerramos mais uma aula.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário