A partir desse encontro, iniciamos a segunda sub-temática, que tem o objetivo de observar como tradição oral está ligada ao folheto nordestino, que é tido como popular e regional.
Nesse encontro, iniciamos com a discussão sobre o filme que foi assistido no encontro anterior, destacamos os aspetos regionais presentes no filme como linguagem, caracterização dos personagens e cenário.
em seguida fizemos a leitura do folheto "cante la, que eu canto cá", de Patativa do Assaré, identificamos com os alunos as marcas de oralidade presentes no folheto e explicamos que essas marcas são advindas da origem do folheto, as cantigas orais.
Ainda discutimos a questão temática do folheto de Patativa que diz respeito a ao sofrimento, as lutas e as dores sofridas pelo povo nordestino. Também falamos das marcas de oralidade na obra do poeta. Exemplificamos através de uma contextualização sobre a variação linguística presente no português brasileiro.
Para finalizar a aula fizemos a dinâmica: O que é, o que é? nessa dinâmica fizemos a dança das cadeiras, e o aluno que ficasse de pé quando a música parasse respondia a uma pergunta relacionado uma expressão nacional com um sinônimo de expressão nordestina.
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E, foi assim... |
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