No encontro do dia 27, nossa aula começou diferente das demais, pois iniciamos com explanações sobre o que é cultura e literatura regionalista, para tanto fizemos uma aula expositiva/ explicativa sobre os conceitos de cultura e seus tipos e também sobre o regionalismo.
Finalizando esse primeiro momento, fizemos a dinâmica da “cadeira premiada”, na qual foram coladas imagens na parte embaixo de algumas cadeiras e os alunos que encontrassem essas imagens, deveriam identificar os traços de regionalismo presentes. Os que acertaram ganharam algumas guloseimas como incentivo.
Os alunos, ao menos alguns deles, já começaram a associar que os contos lidos fazem parte de uma mesma história, contudo o nome da obra ainda não foi revelado.
Após a dinâmica dividimos a turma em dois grupos para facilitar a leitura dos contos/capítulos “ Cadeia” e “ Soldado Amarelo”, de Graciliano Ramos. Cada grupo ficou responsável pela leitura de um conto/capítulo. Cada grupo apresentou um resumo do conto lido. Após a discussão dos contos propomos uma atividade na qual os alunos, através de imagens, tinham que fazer um resumo dos contos lidos. Para isso, misturamos imagens relacionadas aos contos lidos e os alunos tinham que separar essas imagens e fazer uma síntese do que estava ali apresentado.
Aproveitando o ensejo foi apresentada uma explanação sobre o desenvolvimento do regionalismo no campo da literatura e, considerando os ideais literários dos autores modernistas, bem como as diversas marcas linguísticas dos textos lidos, abordamos a questão da variação linguística.
Bora dá uma olhadinha como foi!?
Nenhum comentário:
Postar um comentário