sexta-feira, 6 de maio de 2016

4º Encontro

É tudo improviso!!

A aula começou de uma maneira diferente.
Em cada sequência trabalhamos um gênero textual, que deverá ser produzido no final de cada etapa.
Nesta sequência produziremos um artigo de opinião, para tanto buscamos desenvolver nos alunos suas capacidades argumentativas.
Assim sendo, começamos a aula com a dinâmica É tudo improviso. Dois alunos devem participar da brincadeira por vez, eles devem falar apenas perguntas e outro aluno deve responder também com perguntas. O objetivo é identificar quem consegue se manter na brincadeira por mais tempo. Trazendo para o nosso contexto de argumentação, mostramos a importância dos argumentos em nosso dia a dia, quando não conseguimos manter nossas opiniões, sustentando-as com bons argumentos elas são desconsideradas, assim como o aluno que não conseguia  falar apenas perguntas, e era tirado da brincadeira.



Em seguida, voltamos para as nossas discussões temáticas, abordando ainda o trabalho infantil. Lemos o texto "O drama do trabalho infantil no Brasil', do autor Francisco Filho e contrapomos com "O trabalho infantil na TV" ,da autora Paula Sato . Afinal, será que as crianças que se apresentam na TV estão trabalhando? Se estão é inapropriado, justamente, por serem crianças? Porque apenas as famílias pobres são punidas? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário