Iniciamos esta aula com mais uma dinâmica.
Dessa vez, vendamos um aluno e dividimos a sala em dois grupos, um representando o bem, as boas influências, e o outro representando o mal, as más influências que estão a nossa volta.
Cada grupo deveria dar orientações para o aluno vendado encontrar um objeto. Escondemos na sala, uma sacola plástica vazia, e um saquinho com balas. Por fim, o aluno preferiu seguir as orientações do grupo mal, que o guiava para o saco vazio. Em nossa vida acontece o mesmo, muitas vezes somos influenciados para algo ruim sem nos dar conta. E mesmo com outras pessoas dizendo para seguir outro caminho, como aconteceu na dinâmica, escolhemos caminhos perigosos.

Essa dinâmica introduziu a nova subtemática Crime:Escolha ou consequência?, será que algumas atitudes são imposições da sociedade, ou são escolhas como aconteceu durante a dinâmica, quando mesmo podendo escolher o que seguir o aluno escolheu ouvir o que diziam para fazer?
Foi o que buscamos refletir ao assistir ao documentário Falcão: meninos do tráfico de MV Bill e Celso Athayde. 
Após o documentário discutimos sobre a percepção dos alunos sobre as realidades das crianças e jovens que vivem nas favelas e estão envolvidos no mundo das drogas e do crime.
Por fim, fizemos uma atividade de interpretação do documentário pedindo também o posicionamento dos alunos em algumas questões. Buscamos não apenas a interpretação, mas também trabalhar a argumentação, ao pedir que eles defendessem seus pontos de vista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário