terça-feira, 20 de junho de 2017

RESPEITO: A SOLUÇÃO PARA A HOMOFOBIA.

            Conforme previsto na Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem o direito à liberdade, como o direito de ir e vir praticar sua religião, e, entre eles, o da orientação sexual. Mas o direito à liberdade é realmente cumprido? Existe respeito à liberdade do outro? Em muitos casos não!
            Sabe-se, que frequentemente a homofobia é praticada no Brasil, casos absurdos de desrespeito aos LGBT’S, e que infelizmente, muitas vezes, levam as vítimas à morte. Uma pesquisa, feita pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), mostra que no ano de 2013 houveram mais de 300 vítimas de assassinatos e suicídios de LGBT’S no Brasil, demonstrando números assustadores.
             No artigo 5° da Constituição Federal de 88, mais precisamente no parágrafo IV, se diz que é livre a manifestação de pensamento, ou seja, expressar suas opiniões sobre alguém. Mas, não podemos esquecer do respeito ao próximo, pois ninguém é obrigado a aceitar a homoafetividade/homosexualidade, mas deve-se ter respeito para vivermos em sociedade.
            Por decorrência dos fatos citados anteriormente, faz-se necessário o respeito para com os homoafetivos, pois sabemos que ele é a base de tudo, para um mundo mais amistoso e humanitário, há formas das pessoas desenvolverem o senso de respeito ao próximo, como também a educação vinda da família e escolas, um conjunto de trabalho cidadão e esclarecimento acerca do respeito e amor ao próximo, seja o indivíduo que for.

Thaylane Isabella Martins Santos


2 comentários: